O que você precisa saber sobre pneus sem câmara e como escolhê-los corretamente

Pin
Send
Share
Send

Avaliações de carros e produtos automotivos
Críticas, comparações e dicas para motoristas

Os pneus com câmara clássicos já existem há muito tempo. A maioria dos motoristas está acostumada a usá-los. Mas, recentemente, soluções alternativas na forma de pneus sem câmara têm ganhado popularidade ativamente.

Esses produtos têm uma série de características distintivas, características, vantagens e certas desvantagens. E aqui surge uma questão natural em relação à superioridade dos designs tubeless sobre os designs de câmara padrão e familiares.

Você pode comprar todos os pneus na loja online ou Yandex.


Os entusiastas de automóveis estão interessados ​​em saber se vale a pena mudar para pneus sem câmara de ar e se essa escolha será lucrativa e correta. Para responder a essas perguntas, você deve estudar cuidadosamente a essência e as características da borracha para carros.

O que é isso

Embora muitos tenham aprendido sobre pneus sem câmara para carros há relativamente pouco tempo, e só agora estejam pensando ativamente em comprá-los, na verdade, a história da existência desse desenvolvimento é muito longa.

Um produto semelhante foi apresentado pela primeira vez em 1903. E não é surpreendente que os engenheiros da Goodyear tenham sido os desenvolvedores. Se falamos de produção em massa, então ele foi lançado apenas em 1954.

Ao ver a designação no pneu informando sobre a ausência de câmara da estrutura, você não deve se intimidar. Na prática, um pneu sem câmara tem muito mais vantagens do que um pneu de carro sem câmara convencional.

Quando ocorre um furo, os pneus da câmara esvaziam quase que instantaneamente. Isso se deve ao fato de que o ar começa a escapar não só do local da punção que apareceu, mas também sangra pelo aro, já que a estanqueidade do produto fica bastante comprometida. O carro neste estado geralmente continua a se mover por algum tempo até que o motorista freie. Em caso de furo em pneus de câmara, existe uma grande probabilidade de danificar o próprio disco e outros componentes.

Se falamos de pneus sem câmara, esses pneus para um carro perdem ar apenas no local da punção. Além disso, com pequenos orifícios, o processo de liberação de ar ocorre muito lentamente. Quando um prego, parafuso ou outra ferramenta semelhante atinge a borracha, o próprio objeto permanece dentro da roda, simultaneamente fechando e liberando gradualmente o ar.

Dispositivo

Para entender melhor a essência, você deve estudar as características do dispositivo de uma roda tubeless. Os designers pensaram em tudo há muito tempo, mas a solução continua a ser relevante e procurada até hoje.

Dada a designação usada para um pneu sem câmara, e o nome do próprio produto, não é difícil entender que o projeto não prevê a presença de uma câmara de ar em seu interior. A parte interna é coberta com uma camada de borracha especial. Sua espessura pode ser de vários milímetros. É essa camada de borracha que mantém o pneu firme.

A própria camada de vedação é fixada por dentro usando o método de vulcanização. O resultado é uma estrutura durável e resistente a influências externas e internas. Isso dá muitas dicas sobre como funciona um pneu moderno sem câmara de ar.

Outra característica importante é a camada de borracha especial. É necessário para vedar o local onde o disco e o próprio pneu do carro estão conectados. O aro tem uma prateleira e o pneu a cobre firmemente devido à presença de saliências arredondadas. Desta forma, de uma forma bastante simples, é possível atingir o nível máximo de estanqueidade.

Mas esses pneus sem câmara devem ser inflados e a pressão interna liberada conforme necessário. Os engenheiros previram isso também instalando uma válvula especial. Ele está localizado diretamente na borda da roda do veículo.

Tendo estudado o dispositivo que é relevante para um pneu sem câmara, cada carro pode tirar certas conclusões por si mesmo. Essa borracha objetivamente merece o direito de existir e é capaz de tirar do mercado as soluções clássicas de câmara.

Ao comprar um pneu, é importante levar em consideração as tarefas e a finalidade do próprio veículo e as condições em que o carro será operado. Ter um pneu sem câmara ajuda objetivamente em caso de furos. Um dispositivo especial permite chegar à sua própria garagem ou, pelo menos, ao serviço de automóveis mais próximo. Os pneus geralmente se prestam bem a reparos e não exigem uma substituição urgente e urgente.

Pneus de antepara em um serviço de carro

Vantagens e desvantagens

Para formar uma opinião objetiva sobre este tipo de pneu, você deve se concentrar não apenas nas vantagens óbvias dos pneus sem câmara, mas também nas verdadeiras falhas de design.

Existem realmente desvantagens e, para alguns motoristas, podem parecer críticas em termos de escolha.

As vantagens objetivas dos produtos tubeless incluem os seguintes pontos:

  • Em caso de furo, uma roda tubeless instalada em um dos eixos da máquina mantém os valores normais de pressão por um tempo suficientemente longo. Mesmo em caso de despressurização sob a forma de roda furada, em determinadas situações, é possível ultrapassar uma distância de várias dezenas de quilómetros.
  • Além disso, em caso de furos, essas rodas podem ser bombeadas. Isso retorna a pressão normal por um tempo, tornando possível chegar com precisão ao destino na forma de uma garagem ou serviço de carro para realizar um reparo já completo.
  • O que mais um pneu sem câmara de ar é melhor do que um clássico com câmara de ar é o nível de segurança em caso de danos. Um bom tipo de pneu sem câmara tem uma queda suave de pressão dentro do produto e, portanto, o risco de perder o controle é muito menor. Em termos de acidentes rodoviários, usar pneus sem câmara é muito mais seguro. Isso foi confirmado por vários testes e até estatísticas de acidentes.
  • Graças ao design especial, os engenheiros conseguiram reduzir o peso total do pneu. Esses pneus são mais leves do que seus concorrentes com tubo. Isso tem um efeito positivo na condição da suspensão.
  • Paralelamente à diminuição da carga na suspensão, o movimento inercial das rodas do carro diminui quando o carro acelera e para. Isso preserva melhor o material rodante, protegendo-o do desgaste rápido.
  • Os pneus sem câmara são caracterizados por uma menor intensidade e temperatura de aquecimento em condições de movimento rápido em um veículo e em viagens longas. As opções de câmara diferem porque aqui o pneu e a própria câmera começam a esfregar ativamente um no outro em condições semelhantes. Isso acelera o desgaste, aumenta o risco de vazamento. Especialmente no calor do verão.
  • Os pneus sem câmara são fáceis de reparar rapidamente com um spray, pasta ou selante especial. Há uma grande variedade desses kits de reparo de campo no mercado, além de serem baratos. Isso dá a garantia de que o motorista definitivamente conseguirá chegar ao posto de gasolina.
  • Produtos sem câmara funcionam em média 10-15% mais do que seus equivalentes com câmara. Isso se deve em grande parte à dissipação de calor eficiente.
  • Os pneus sem câmara também superam os seus concorrentes em termos de conforto de condução. Eles criam menos ruído, o que torna mais agradável estar no carro.
  • Para pneus sem câmara, não é um problema suportar a carga de um compartimento de passageiros cheio ou de um porta-malas cheio.Em termos de capacidade de carga, a vantagem está novamente nos pneus sem câmara.
  • Outra vantagem é a habilidade de cross-country aprimorada. Relevante para quem tem que dirigir não só em áreas asfaltadas da cidade, mas também precisa ir para o solo, off-road, etc.

Laminação de borracha em um pneu

A lista de vantagens parece extremamente digna e promissora. É difícil imaginar que tais produtos tenham desvantagens significativas.

A gravidade e a importância das desvantagens devem ser avaliadas com base na situação específica e nas características individuais do veículo ou de seu proprietário.

Mas o fato de que os pneus sem câmara têm pontos fracos não pode ser negado. Especialistas e motoristas comuns se concentram nas seguintes desvantagens.

  1. É importante realizar a instalação apenas com o auxílio de equipamentos especializados. É quase impossível colocar esses pneus em uma roda sozinho. Portanto, o turno sazonal deverá ser realizado no posto de gasolina. E isso é um custo financeiro adicional.
  2. Existem mais requisitos para o próprio disco. Para ser mais preciso, é extremamente importante ter a geometria correta. A presença de danos e irregularidades levará a um ajuste apertado insuficiente com a despressurização subsequente.
  3. Além da instalação, equipamentos especiais também são usados ​​para reparos. Este é um prazer bastante caro e você também precisa gastar tempo com ele. Os mesmos produtos de câmara são facilmente reparados em casa.
  4. No caso de um furo severo, quando o pneu está significativamente rasgado, é fortemente desencorajado a continuar a viagem. Isso é perigoso não só por causa do risco de acidente, mas também destrói o próprio pneu. Mesmo que consiga chegar a um serviço de automóveis ou garagem, provavelmente a borracha terá que ser trocada, pois a camada de vedação está destruída. Mas isso não é verdade para pequenos furos.
  5. Os pneus sem câmara têm uma parede lateral bastante fraca. Embora este ponto possa ser visto do lado positivo. Afinal, esse sinal de menos oferece vantagens na forma de movimento suave e absorção de choque da roda eficaz em solavancos.
  6. Os produtos tubeless são vulneráveis ​​a danos laterais. Se o golpe for dado exatamente na junção do pneu e do aro, há uma grande probabilidade de despressurização instantânea.

Apesar da extensa lista de vantagens indiscutíveis, os pneus sem câmara não são os ideais. Eles têm suas próprias falhas características, o que é bastante lógico e esperado.

Mas, objetivamente falando, os pontos positivos superam os pontos negativos. E a escolha final será feita diretamente pelo próprio motorista.

Recomendações de seleção

Para começar, todos os pneus sem câmara, como outros tipos de pneus, são divididos em verão e inverno. Não existem opções para todas as estações para pneus sem câmara. Mesmo que marcações semelhantes estejam presentes, estamos falando de produtos de baixa qualidade de origem duvidosa ou de truques de marketing banais.

Sim, podemos falar sobre a existência de um padrão de piso relativamente universal, mas não é capaz de garantir totalmente propriedades igualmente eficazes para uso no inverno e no verão. Portanto, é melhor fazer uma escolha com base na sazonalidade.

Os kits de inverno e verão diferem na composição da borracha usada e no design do próprio piso. No inverno, é importante usar pneus sem câmara marcados com M + S. Esta é a designação mais comum para pneus de inverno sem câmara.

Principais diferenças entre pneus sem câmara de inverno e verão em:

  • padrão do piso;
  • a composição química da borracha;
  • estruturas de cordão;
  • estruturas de paredes laterais, etc.

Ao criar opções de inverno, são usados ​​graus de borracha macia. Para o verão, um composto de maior resistência é usado, que é menos intensamente apagado e gasto ao dirigir em asfalto quente e seco.

Os pneus sem câmara também são divididos em designs radiais e diagonais. Os primeiros proporcionam maior conforto e maciez ao dirigir, com menor resistência ao rolamento, o que tem efeito positivo no consumo de combustível. A retirada lateral dos radiais é melhor e, portanto, o controle aqui é mais preciso e confiável. Eles são inferiores aos diagonais em termos de resistência a choques e danos. Se o carro for utilizado principalmente na cidade e na rodovia, então a escolha deve ser feita em favor dos pneus radiais sem câmara.

É mais correto, ao escolher pneus sem câmara, basear-se nas recomendações do fabricante. É a montadora que criou e montou seu carro que sabe exatamente quais pneus são adequados para ele. O manual de instruções contém informações detalhadas sobre todas as dimensões e parâmetros.

Nem é preciso lembrar que pneus sem câmara são mais bem adquiridos de fabricantes confiáveis, que têm uma reputação positiva e produzem produtos de alta qualidade. E esses não são necessariamente os modelos mais caros. Os principais fabricantes de pneus produzem ativamente pneus em todas as faixas de preço, às vezes por meio de subsidiárias.

Marcações de pneus

Como reconhecer pneus sem câmara

Na vida dos motoristas, muitas vezes surgem situações em que habilidades e habilidades são necessárias para determinar e reconhecer que pneus sem câmara são instalados nos eixos de um carro.

O exemplo mais marcante é a compra de um veículo. Se, na hora de comprar um carro novo, todas as características e equipamentos costumam ser indicados no salão, então, no mercado secundário acontecem diferentes situações.

Quando, por algum motivo, o comprador se esqueceu de esclarecer o tipo de pneus ou não deu muita importância a isso, posteriormente, no âmbito de uma operação posterior, é necessário saber o tipo de produto. Isso é necessário para manutenção e reparo adequados, quando tal necessidade surgir.

A maneira mais fácil de determinar se um carro tem pneus sem câmara é estudar o custo. Os preços de um modelo específico podem ser facilmente encontrados sem você sair de casa. O custo dos pneus sem câmara é sempre significativamente mais elevado do que os pneus sem câmara padrão.

Mas determinar o tipo de pneu apenas pelo preço não é a melhor opção. É muito mais lógico focar nos aspectos externos e na estrutura. Nas versões com câmara, são usados ​​tubos em forma de anel, que são a mesma câmara. Não existe tal coisa dentro dos tubeless. No interior existe um pó macio e no exterior existe uma vedação de alta resistência.

Ao mesmo tempo, poucas pessoas cortarão o pneu para entender como é por dentro. Se você é um motorista comum para o qual é importante obter uma resposta a uma pergunta, comece pelos seguintes sinais.

  1. Letras TL ou Tubeless. Um sinal óbvio de que você está olhando para um pneu sem câmara. As contrapartes da câmara são rotuladas como TT ou tipo de tubo. Embora não se possa descartar que a marcação esteja ausente ou apagada. Este é um mau sinal, indicando forte desgaste.
  2. Dimensões do mamilo. Os pneus sem câmara têm pequenos bicos que se ajustam perfeitamente à roda e têm um pequeno talão na base. As contrapartes da câmara são equipadas com bicos longos, móveis e lisos.
  3. As válvulas dos pneus sem câmara não podem ser pressionadas contra a roda. Mesmo se você sangrar o ar, todas as mesmas tentativas serão malsucedidas. Mas com os produtos da câmara, o mamilo às vezes pode ser pressionado quase totalmente para dentro.
  4. A forma mais recente e difícil de determinar é o cordão. Mas deve-se recorrer a ele em casos extremos.

Na maioria das vezes, a identificação pela leitura da marcação ajuda.

Encontrar a diferença entre os produtos e determinar que tipo de pneu está instalado em um carro é bastante simples na prática.

Dada a ampla gama de pontos fortes, mesmo a presença de algumas deficiências não impede os motoristas competentes em seu caminho para a compra de um conjunto de pneus sem câmara. Eles são objetivamente melhores do que suas contrapartes de câmera. Isso é confirmado por numerosos experimentos, testes e estatísticas banais.

Mas ainda existem motoristas que são céticos em relação aos pneus sem câmara, considerando-os muito difíceis de reparar e instalar. Ninguém nega que existem desvantagens. Mas se compararmos os produtos com câmara e sem câmara, não será difícil determinar o vencedor. Embora a escolha final deva ser feita diretamente pelo próprio motorista. É seu direito legal usar os pneus que considerar os melhores.

Pin
Send
Share
Send