JAC S5 - "Chinês ix35"

Pin
Send
Share
Send

Os carros da marca JAC (Jianghuai Automobile Co) são pouco conhecidos em nosso país e sua "invasão" do mercado automotivo russo ainda está apenas planejada. Mas enquanto isso, na China, essa marca é muito popular (entre as dez mais vendidas), e a maioria dos modelos JAC são recomendados pelo governo chinês para exportação para a Europa ...

O crossover "S5" ocupa um lugar especial nesta linha - é para este modelo que muitos especialistas prevêem boas perspectivas (inclusive no nosso mercado), por isso faz sentido conhecer este carro um pouco mais de perto.

Crossover JAC S5 refere-se a uma pequena "camada" de transição entre modelos econômicos e SUVs de faixa de preço intermediário. O carro é pensado para quem não está satisfeito com os equipamentos das "versões econômicas", mas, infelizmente, não há dinheiro para crossovers mais caros (com um nome grande) - neste caso, o JAC S5 pode ser uma boa opção que pode satisfazer as necessidades do comprador em termos de equipamentos, e em termos de desempenho técnico e, claro, em termos de preço ... Mas isso é em palavras, mas o que é na prática?

Na verdade, temos um carro cujo design foi desenvolvido pelo bureau de design italiano "Pininfarina" - que deu ao JAC S5 uma aparência bastante agradável com alguns elementos de esportividade (embora em muitos aspectos ele se pareça com um Hyundai ix35).

As dimensões do crossover são 4475 mm de comprimento, 1840 mm de largura e 1680 mm de altura. A distância entre eixos é de 2645 mm e a distância ao solo é de 210 mm (o que é muito bom para estradas russas).

Nas apresentações, os chineses prestam atenção especial à estrutura da carroceria com zonas de amassamento programáveis ​​(81% consistindo em aço forte) - o que torna o carro um dos "mais duros" entre os concorrentes chineses. Além disso, de acordo com os resultados do teste de colisão C-NCAP, o crossover JAC S5 ganhou cinco estrelas.

O interior do JAC S5 é "parcialmente futurista, parcialmente esportivo e parcialmente elegante" - resultando em uma mistura de design inclassificável com uma abundância de protuberâncias e relevo no painel, uma quase completa ausência de um console, um painel original e um não muito volante impressionante.

É difícil avaliar a qualidade do acabamento interno, mas na foto tudo parece bastante sólido e de alta qualidade. Aliás, a cabine do JAC S5 foi projetada para cinco passageiros, e seu porta-malas é capaz de "engolir" cerca de 505 litros de carga.

No mercado chinês, o crossover JAC S5 é oferecido com três opções de motores a gasolina:

  • As modificações básicas são equipadas com um motor de quatro cilindros naturalmente aspirado com uma cilindrada de 2,0 litros. Equipado com uma correia dentada DOHC, este motor é capaz de desenvolver 136 cv. potência máxima, e também dar 180 N • m de torque na faixa de 3000 a 4500 rpm.
  • As duas unidades a seguir estão equipadas com um sistema de turboalimentação e são construídas com base em motores japoneses (sob licença da Mitsubishi):
    • A mais nova das unidades de turbina tem quatro cilindros com um deslocamento total de 1,8 litros e é capaz de desenvolver cerca de 163 cv. força maxima. O torque desse motor é de 235 N • m no pico, alcançado em 2.000 - 4.000 rpm, o que permite que ele acelere de 0 a 100 km / h em cerca de 12,8 segundos. A velocidade máxima do crossover JAC S5 é de cerca de 180 km / h.
    • O carro-chefe do motor turboalimentado, com os mesmos quatro cilindros, tem deslocamento de 2,0 litros. Seu limite superior de potência foi aumentado para 176 cv, que é o melhor indicador entre todos os crossovers chineses desta classe vendidos na Rússia. Em termos de binário, o motor turbo a gasolina de 2.0 litros produz cerca de 235 N • m, o que lhe permite acelerar aos primeiros cem no velocímetro em cerca de 11,0 segundos e atingir o limite superior de velocidade de 190 km / h.

No entanto, observamos que apenas os motores de 2,0 litros estão representados na Rússia, e a unidade de 1,8 litros "permaneceu na China".

O consumo médio de combustível de ambas as unidades turboalimentadas é de cerca de 7,7 litros por 100 km, mas o atmosférico é "mais voraz" em 1 litro.

A escolha de caixas de câmbio entre os compradores do crossover JAC S5 é muito escassa - e isso é uma grande desvantagem, especialmente para a Rússia, onde a popularidade das transmissões automáticas está crescendo como cogumelos depois da chuva. Em geral, apenas uma transmissão manual está disponível para o JAC S5 (5 velocidades "mecânica" para o motor atmosférico e 6 velocidades para os turboalimentados) ... Embora desde 2015 eles prometam (opcionalmente) fornecer um "automático" também.

Outro "ponto negativo" do JAC S5 é exclusivamente a tração dianteira. Você não pode nem sonhar com tração nas quatro rodas, não está nos planos do fabricante ... mesmo em um futuro distante. Ao mesmo tempo, a maioria dos outros concorrentes chineses já oferece um sistema de tração nas quatro rodas, pelo menos como opção.

Mas a suspensão do "S5" chinês é bastante decente: MacPherson na frente e um sistema multi-link atrás. Aqui podemos notar a paridade total, todos os outros fabricantes, de fato, oferecem o mesmo. O sistema de travagem aqui em todas as rodas é a disco, complementado por ABS e EBD. A direção é adicionalmente equipada com um impulsionador hidráulico (mas para a Rússia, é possível que os chineses usem uma direção assistida elétrica).

O crossover JAC S5 é oferecido aos motoristas russos na única configuração - "Luxo".

  • JAC S5 "Luxo" com motor de aspiração natural de 2.0 litros e 136 cavalos está equipado com: dois airbags, ABS e sistema de distribuição de força de frenagem, controle de temperatura, "navegador" e um sistema de áudio, sensores de pressão dos pneus ... e é oferecido (em 2018) pelo preço de 900 mil rublos.
  • Para JAC S5 com motor turbo 2.0 litros de 176 cv equipamento acrescentado: sistema de assistência ao condutor na descida e na subida, ESP e estofos em pele. O custo dessa configuração é de 1 milhão de rublos.

Pin
Send
Share
Send