Suzuki New Vitara: um novo conceito

Pin
Send
Share
Send

O Suzuki Vitara é um crossover de tração dianteira ou integral do segmento subcompacto, no qual design expressivo, interior moderno e prático, capacidades off-road bastante toleráveis ​​e um bom nível de equipamento "coexistem" muito bem ... O carro faz não tem um público-alvo claramente definido - é adequado para jovens com estilo de vida ativo, casais e até idosos que prestam atenção especial ao conforto ...

Em 2014, no Salão Automóvel de Paris, a Suzuki revelou "um modelo completamente novo com um nome bem conhecido" - o SUV subcompacto Vitara, que se tornou a personificação em série do conceito i-V4 apresentado no 2013 Frankfurt Bridal Show.

Em setembro de 2015, no mesmo Frankfurt-am-Main, a versão "esportiva" do cinco portas com a letra "S" no nome estreou, que, além de pequenas modificações no exterior e interior, também recebeu um motor turbo no compartimento do motor.

Em julho de 2018, os japoneses trouxeram o "Vitara" a um denominador comum, ou seja, eliminaram a divisão em modificações básicas e "competitivas". Mas as melhorias não se limitaram apenas a isso - o carro ligeiramente renovado externamente, tendo recebido uma grade do radiador modificada, pára-choque e equipamento de iluminação, adquiriu pequenas melhorias na cabine, como melhores materiais de acabamento e um centro de mídia modificado, e também reabasteceu seu funcionalidade com novas opções. Além disso, o carro estava "armado" com um novo motor turbo Boosterjet 1.0 básico, que substituiu o motor "aspirado" de 1.6 litros (embora não para a Rússia).

A estreia mundial do SUV reestilizado aconteceu no início de outubro de 2018 nas arquibancadas do Salão Internacional do Automóvel de Paris, mas suas vendas no mercado russo começaram apenas em fevereiro de 2019.

O visual do Suzuki Vitara acabou se revelando atraente, moderno e nada chato, e em suas características há alguma semelhança com o Range Rover Evoque. A aparência esguia e dinâmica do carro é caracterizada por um teto inclinado, pára-choques inclinados, arcos das rodas alargados que podem acomodar discos de 16-17 polegadas, linhas laterais cortadas e "lâminas" finas dos espelhos retrovisores externos.

Claro, o crossover tem uma aparência agradável e moderna, o que não é estranho a soluções de design interessantes - um trapézio invertido da grade do radiador, faróis rígidos e ligeiramente franzidos (opcionalmente com farol baixo de LED), bem como lanternas traseiras elegantes de formato complexo . Além disso, o "truque" do Suzuki Vitara é a capacidade de personalizar o exterior por meio de soluções de carroceria em dois tons.

O crossover subcompacto Vitara tem 4175 mm de comprimento, a sua largura não excede 1775 mm e a altura é 1610 mm. A distância entre eixos do carro é de 2500 mm, a distância máxima sob o fundo é de 185 mm. Isso significa que os principais concorrentes dos "japoneses" são o Ford EcoSport e o Nissan Juke.

A decoração interior do "Novo Vitara" vai ao encontro do design habitual - sem babados desnecessários, mas com uma excelente ergonomia.

No centro do painel frontal está uma "TV" colorida de 7 polegadas encarregada das atividades multimídia, sobre a qual um relógio analógico graciosamente se erguia entre um par de dutos de ar. Na parte inferior do painel, encontra-se um aparelho de ar condicionado com display individual monocromático (nas versões disponíveis, está instalado um ar condicionado convencional). Atrás da coluna de direção com um "volante" multifuncional estão escondidos grandes "círculos" do velocímetro e do tacômetro, e com eles o visor do computador de bordo.

O salão do novo "Vitara" não brilha com luxo, embora não o entregue com francamente barato, para o qual o mérito pertence a plásticos de alta qualidade de várias texturas, que em configurações caras são diluídos em uma pequena quantidade de couro. Você pode adicionar “suculência” ao seu design com a ajuda de inserções decorativas de várias cores.

Os bancos dianteiros da Suzuki Vitara têm um perfil confortável, mas carecem de apoio lateral. O sofá traseiro plano não tem apoio de braço central, mas oferece o espaço necessário em todas as frentes para três passageiros.

O volume do porta-malas do crossover no estado retraído é de 375 litros, e quando os bancos traseiros são transformados com partes assimétricas aumenta para 1120 litros (o que resulta em uma área de carga quase plana). Há um nicho adicional sob o piso elevado, que dá lugar a uma "doca" compacta opcional.

No mercado russo, o reestilizado Suzuki Vitara é oferecido com dois motores a gasolina de quatro cilindros:

  • Por padrão, o crossover é equipado com um 1.6-litro (1586 centímetros cúbicos) M16A "aspirado" com injeção de combustível multiponto, tempo DOHC de 16 velocidades e tempo de válvula variável, que gera 120 cavalos de potência a 6000 rpm e 151 Nm de torque a 4400 rpm / minuto.
  • Versões mais potentes contam com motor Boosterjet de alumínio com cilindrada de 1,4 litros (1373 cm3) com turbocompressor, alimentação direta, 16 válvulas, temporização de válvula variável e função start / stop, produzindo 140 cv. a 5500 rpm e 220 Nm de potencial de pico a 15000-4000 rpm.

Ambas as unidades de potência podem ser combinadas com uma "automática" de 6 faixas, mas a versão básica, como padrão, em tandem é atribuída uma "mecânica" de 5 velocidades.

Independentemente do motor instalado, por padrão o carro possui rodas motrizes no eixo dianteiro, e como opção é equipado com uma transmissão AllGrip com tração nas quatro rodas com embreagem eletromagnética na tração das rodas traseiras e quatro modos de operação - Auto, Snow, Sport e Lock (em valores limite, pode ser devolvido até 50% do torque).

Da paralisação a 100 km / h, o SUV subcompacto acelera em 9,5-13 segundos e atinge um máximo de 180-200 km / h.

No modo combinado de movimento, o cinco portas consome de 5,8 a 6,3 litros de combustível para cada "cem" de corrida, dependendo da modificação.

Vale destacar que na Europa, em vez de um "quatro" de 1,6 litro, o carro está equipado com um motor Boosterjet de três cilindros de 1,0 litro com turboalimentador, injeção direta de combustível e uma correia dentada de 12 válvulas que desenvolve 111 cv . e 170 Nm.


O "New Vitara" é construído na mesma plataforma do Suzuki New SX4 e, devido ao amplo uso de aços de alta resistência na estrutura da carroceria, o carro acabou sendo um dos mais leves da classe - seu peso de marcha é de 1075 a 1235 quilogramas.

Os esquemas de suspensão cruzada são os seguintes: uma parte independente com escoras MacPherson na frente e uma viga semi-independente na parte traseira. O sistema de direção usa um booster elétrico, e o pacote de freios é expresso por freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com tecnologias ABS e EBD.


No mercado russo, o reestilizado Suzuki Vitara é oferecido em três níveis de acabamento à sua escolha - "GL", "GL +" e "GLX".

Um veículo todo-o-terreno na versão básica com motor 1.6 litros, "mecânica" e tração dianteira custará 1.179.000 rublos, e para o "automático" terá que pagar mais 100.000 rublos. Nominalmente, o carro está equipado com: sete airbags, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, ABS, EBD, ESP, espelhos elétricos e aquecidos, sistema de áudio de quatro alto-falantes, bancos dianteiros aquecidos, rodas de liga leve de 16 polegadas e alguns outros opcionais.

Uma versão de tração nas quatro rodas com um motor "júnior" e 5MKPP custa a partir de 1.459.000 rublos, mas você não pode comprar mais barato do que 1.519.000 rublos com um 6АКПП (em ambos os casos - o grau GL +). O custo da modificação "topo de linha" com um "turbo quatro" e uma transmissão de tração dianteira começa em 1.609.000 rublos e com tração nas quatro rodas - 1.709.000 rublos.

Na velocidade máxima, o crossover tem a seu crédito: um centro de mídia com tela sensível ao toque colorida, faróis de neblina, câmera retrovisora, tela colorida de um computador de bordo, vidros elétricos traseiros, controle de cruzeiro, estofamento combinado, sensores de luz e chuva , Faróis de LED, sensores de estacionamento na frente e atrás, entrada sem chave e partida do motor e rodas de 17 polegadas.

Pin
Send
Share
Send